PRIMEIRO SUPERMERCADO GRATUITO DE PRODUTOS QUE SERIAM DESCARTADOS

Depois do shopping sueco de produtos reaproveitados, a novidade no mundo da sustentabilidade é o supermercado de produtos rejeitados e (quase) descartados.

Criado pela ONG de combate ao desperdício de alimento OzHarvest, o mercado está localizado em Sidney, na Austrália. Nele, os produtos apresentam data de validade próxima, estão recém-vencidos ou, no caso de frutas, legumes e verduras, já estão maduros. É possível encontrar bebidas, pães, refeições congeladas, e produtos de limpeza e de higiene pessoal.

Todos os produtos são gratuitos e doados por outros supermercados ou restaurantes, que não podem ser vendidos pelo prazo de validade, mas ainda estão bons para o consumo. O local também conta com a doação de clientes, que são incentivados a doarem tudo o que não queiram mais. Semanalmente, as opções são verificadas e modificadas, dependendo do que for recuperado.

O objetivo do supermercado é lidar com o desperdício de alimentos do país, que pode chegar a custar cerca de 20 bilhões de dólares por ano. Além do dinheiro, o problema causa grande impacto negativo no meio ambiente, uma vez que os produtos acabam em aterros sanitários.

A ONG também defende que o supermercado é uma maneira eficiente de combater a fome daqueles que não têm condições de pagar pelos produtos.

“Toda vez que salvamos comida boa, ajudamos o planeta. Cada vez que usamos esse alimento para a alimentação de pessoas famintas, lidamos com questões sociais”, disse a empresária australiana que cuida do OzHarvest, Ronni Kahn, em entrevista à revista Broadsheet.

Para conhecer mais sobre o projeto, siga a página oficial do Facebook e do Instagram.

FONTE: CASA E JARDIM

Fotos

Nossa missão

Construir com responsabilidade, qualidade, segurança e rentabilidade, participando do desenvolvimento regional.

Broch

EMPREENDIMENTOS PARA VIDA, PARA SUA VIDA.

painting icon

Venha fazer uma visita

Você nos encontra na R.Florianópolis, 371D - Sala 02 - Centro

email icon

Se tiver qualquer duvida, entre em contato via e-mail.

cordless screw driver icon

Precisa de um serviço de construção? Faça um orçamento.