Depois do shopping sueco de produtos reaproveitados, a novidade no mundo da sustentabilidade é o supermercado de produtos rejeitados e (quase) descartados.
Criado pela ONG de combate ao desperdício de alimento OzHarvest, o mercado está localizado em Sidney, na Austrália. Nele, os produtos apresentam data de validade próxima, estão recém-vencidos ou, no caso de frutas, legumes e verduras, já estão maduros. É possível encontrar bebidas, pães, refeições congeladas, e produtos de limpeza e de higiene pessoal.
Todos os produtos são gratuitos e doados por outros supermercados ou restaurantes, que não podem ser vendidos pelo prazo de validade, mas ainda estão bons para o consumo. O local também conta com a doação de clientes, que são incentivados a doarem tudo o que não queiram mais. Semanalmente, as opções são verificadas e modificadas, dependendo do que for recuperado.
O objetivo do supermercado é lidar com o desperdício de alimentos do país, que pode chegar a custar cerca de 20 bilhões de dólares por ano. Além do dinheiro, o problema causa grande impacto negativo no meio ambiente, uma vez que os produtos acabam em aterros sanitários.
A ONG também defende que o supermercado é uma maneira eficiente de combater a fome daqueles que não têm condições de pagar pelos produtos.
“Toda vez que salvamos comida boa, ajudamos o planeta. Cada vez que usamos esse alimento para a alimentação de pessoas famintas, lidamos com questões sociais”, disse a empresária australiana que cuida do OzHarvest, Ronni Kahn, em entrevista à revista Broadsheet.
Para conhecer mais sobre o projeto, siga a página oficial do Facebook e do Instagram.
FONTE: CASA E JARDIM
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