Designer ensina a fazer projetos de decoração sustentáveis

Promover a sustentabilidade na decoração é o lema da designer de interiores Erika Karpuk, 38, que mantém um canal no YouTube e um site com ideias de projetos do tipo "faça você mesmo". "Ao colocar a mão na massa, a pessoa deixa de comprar um produto novo, cujo ciclo de produção envolve poluição", diz.

Karpuk, que já trabalhou com o designer Marcelo Rosenbaum e tem um escritório de decoração, começou a investir nos projetos "limpos" há cerca de um ano. "O universo da decoração é totalmente voltado para o consumo. Decidi sair disso, e tenho tido um retorno maravilhoso", conta.

Ela defende que as pessoas conheçam todo o processo de produção dos móveis e itens decorativos que colocam em casa antes de comprá-los.

Mais do que isso: propõe que elas reaproveitem e reciclem objetos antigos e sem utilidade, transformando-os em peças novas e criativas. Um vaso feito com garrafa de azeite, um cachepô criado a partir de uma caixa de ovos e um suporte de panela de rolhas de cortiça estão entre suas criações.

"As gerações mais novas acreditam que todos os produtos têm que ser comprados e perfeitos. Os projetos de 'faça você mesmo' mostram que é possível ser feliz com objetos feitos pelas suas próprias mãos", defende. "Todo mundo é capaz de fazer alguma coisa nova, é só perder o medo."

A designer pretende focar em projetos on-line no futuro e na produção de conteúdos e vídeos sobre decoração sustentável.

 

FONTE: Folha de São Paulo

Fotos

Nossa missão

Construir com responsabilidade, qualidade, segurança e rentabilidade, participando do desenvolvimento regional.

Broch

EMPREENDIMENTOS PARA VIDA, PARA SUA VIDA.

painting icon

Venha fazer uma visita

Você nos encontra na R.Florianópolis, 371D - Sala 02 - Centro

email icon

Se tiver qualquer duvida, entre em contato via e-mail.

cordless screw driver icon

Precisa de um serviço de construção? Faça um orçamento.