700 pessoas participam do 2º Simpósio Sulbrasileiro da Construção Civil, em Chapecó

Imprensa, autoridades, estudantes e empresários prestigiaram a abertura do 2º Simpósio Sulbrasileiro da Indústria da Construção Civil, em Chapecó. Com a participação de 700 pessoas, o evento discutiu as modernizações das relações de trabalho no Centro de Cultura e Eventos Plínio de Nês. Na abertura também ocorreu a posse da nova diretoria da entidade, que conduzirá o Sinduscon/Oeste no período de 2017/2018.

O coordenador geral do 2º Simpósio Sulbrasileiro da Construção Civil, Jean Carlo Baldi, afirmou que a iniciativa marca a comemoração dos 30 anos do Sinduscon e do centenário de Chapecó. “A segunda edição visa debater a modernização das relações do trabalho abordando assuntos de fundamental importância para o desenvolvimento do País e que dizem respeito aos anseios dos mais diversos segmentos da sociedade. Esta temática ganha ainda mais importância neste momento em que também é pauta no Congresso Nacional. Certamente, a maneira como o Brasil se desenvolverá nos próximos anos está relacionada às decisões tomadas agora”.

Baldi destacou, ainda, que o cenário de estagnação econômica indica que o alarme de alerta está ligado. “Enquanto o mundo inteiro cresce, nós encolhemos. Fica latente que a modernização da legislação trabalhista se mostra como algo imprescindível e urgente para a retomada do crescimento. Enquanto tivermos um ambiente de desestímulo ao empreendedorismo e aos investimentos, não teremos avanços”.

O presidente do Sindicato da Indústria da Construção e de Artefatos de Concreto Armado do Oeste (Sinduscon/Oeste), André Badalotti Passuello, realçou que a entidade é uma entidade composta por empresários que buscam contribuir com a sociedade, emprestando o seu conhecimento e dedicando seu tempo, de forma voluntária, para várias frentes como, por exemplo, estudo de comissões na Prefeitura, Plano Diretor, organização de cursos e palestras técnicas, relações trabalhistas, entre outros. “Nesta linha estamos promovendo este simpósio que visa discutir a modernização das relações do trabalho para fortalecer o segmento”.

Passuello enfatizou que o momento é de grandes desafios em função das incertezas em relação à economia do País. “Precisamos olhar para frente, transpor os obstáculos com inteligência e, para obtermos êxito, empresários, colaboradores, órgãos públicos e clientes devem estar unidos. Com isso, será possível superarmos e evoluirmos coletivamente”.

O prefeito de Chapecó Luciano José Buligon explanou que o Sinduscon tem entre as características o protagonismo no que se refere às políticas públicas. “Lembro de tantos desafios que tivemos como, por exemplo, o impasse ainda em 2012 no que se refere às alturas dos prédios e que o sindicato foi protagonista, juntamente com outras entidades aqui representadas, com a organização civil de nossa cidade. Crescemos 335% em 10 anos no se que refere à construção civil. Esse evento vai nos premiar com boas ideias para que possamos enfrentar esse desenvolvimento para que seja sustentável”.

A programação contou com painéis sobre Direito do Trabalho e a CLT: Competitividade e Novas Perspectivas e A Modernização das Relações de Trabalho e seus impactos para o desenvolvimento econômico e social além de palestra com o juiz do trabalho Marlos Augusto Melek (por videoconferência), presidente da CBIC José Carlos Martins e para encerrar, a palestra com o ministro do trabalho e emprego Ronaldo Nogueira. O evento também contou com a presença do presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Glauco José Côrte, do presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, além de representantes de entidades empresariais de todo o País.

POSSE

Durante o evento foi promovida a posse oficial da nova diretoria do Sinduscon, eleita no dia 31 de janeiro deste ano. O novo quadro de dirigentes é composto pelo presidente André Badalotti Passuello, vice-presidente administrativo Luis Alberto Paludo, vice-presidente financeiro Alexandre Fiorini, vice-presidente de planejamento e marketing Albery Lorencetti, vice-presidente de política habitacional, desenvolvimento urbano e obras públicas Mauro Lunardi, vice-presidente de estudos econômicos e estatísticos Lírio Sanagiotto, vice-presidente de qualidade, tecnologia e produtividade Alan Schulz e vice-presidente de relações trabalhistas, segurança e medicina do trabalho Lenoir Antonio Broch.

 Também foram empossados para o conselho fiscal José Brill Wolff, Carlos Alberto Bortoluzzi e Glecir Simão Antonini e os suplentes Daniel Eduardo Bet, Josias Antônio Mascarello e João Paulo Moraes. Tomaram posse como delegados representantes Pablo Davi e Jean Carlo Baldi e como suplentes de delegados Bárbara Paludo e Clóvis Afonso Spohr.

A iniciativa foi do Sindicato da Indústria da Construção e de Artefatos de Concreto Armado do Oeste (Sinduscon Oeste) com cooperação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), Caixa Econômica Federal, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC) e Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (BADESC), Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Prefeitura de Chapecó e Centro Empresarial de Chapecó (CEC).

Foto 01 – Coordenador do 2º Simpósio Sulbrasileiro da Construção Civil, Jean Carlo Baldi

Foto 02 - Presidente do Sinduscon, André Badalotti Passuello

Foto 03 - Autoridades prestigiaram o evento

Foto 04 – Evento contou com presença expressiva de público

Foto 05 - Durante o evento houve a posse da nova diretoria do SINDUSCON e Jean Carlo Baldi passou o cargo de presidente a André Passuello

FONTE: MARCOS A. BEDIN - MB Comunicação Empresarial/Organizacional

Fotos

Nossa missão

Construir com responsabilidade, qualidade, segurança e rentabilidade, participando do desenvolvimento regional.

Broch

EMPREENDIMENTOS PARA VIDA, PARA SUA VIDA.

painting icon

Venha fazer uma visita

Você nos encontra na R.Florianópolis, 371D - Sala 02 - Centro

email icon

Se tiver qualquer duvida, entre em contato via e-mail.

cordless screw driver icon

Precisa de um serviço de construção? Faça um orçamento.